O chá e sua versatilidade!

O chá nada mais é do que uma forma caseira de utilização das plantas medicinais que nossa natureza nos disponibiliza! Para o preparo dos chás pode-se utilizar diversas partes da planta, de acordo com sua funcionalidade: folhas, flores, caules, sementes ou raízes. É o poder da fitoterapia de extrair o melhor da planta! Cada parte da planta em uso vai apresentar uma concentração diferente das substâncias bioativas do chá.
O uso do chá pode ser aplicado na forma de infusão ou decocção. A infusão é o método mais indicado para partes da planta como folhas, ramos finos ou flores. Para o preparo da infusão é colocada água fervente sobre a parte da planta, esta água é abafada por cerca de 5 a 10 minutos e em seguida coada. Já a decocção é mais indicada para partes da planta, como raízes, sementes e cascas. Nesse caso, a erva é colocada em água fria, depois esta água com a erva é aquecida até a ebulição, mantida em fogo brando por cerca de 5 a 20 minutos e por fim abafada por mais 5 a 10 minutos.
Há uma gama imensa de chás, mas podemos destacar alguns de uso bastante frequente e com inúmeras comprovações de efeitos terapêuticos.
A cavalinha é um chá bastante utilizado e que apresenta em sua composição uma alta concentração de nutrientes, como silício, magnésio, potássio e vitamina K. Seu uso é bastante conhecido por reduzir o edema, ou seja, a sensação de inchaço pelo corpo. Mas ela pode ainda ser útil como cicatrizante, na hidratação da pele, fortalecimento das unhas.
Outro chá com uso bastante disseminado é o chá verde. Ele é super conhecido por seu efeito de aumentar a termogênese e assim, auxiliar no processo de emagrecimento. É uma erva cardio protetora e com grande ação anti-inflamatória.
Por fim, um chá que merece atenção, por seu sabor e coloração indescritíveis, é o hibisco. Ele tem atuação sobre a pressão arterial, tendo efeito diurético. É também conhecido por ter ação no sistema imunológico e controlar os níveis de glicose no sangue.
São infinitas as possibilidades terapêuticas que o chá pode nos proporcionar. É importante saber usar e dosar, para que se obtenha os efeitos benéficos desejados. E assim, aproveitar tudo que ele pode nos trazer de bom. Que tal tomar um chá hoje?

Marússia Possamai
Nutricionista

Equilibrium Produtos Naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *