DIFERENTES TIPOS DE SAL

O sal é formado por sódio e cloro, elementos essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. No entanto, o consumo excessivo de sódio pode ser um dos responsáveis pelo surgimento de alguns distúrbios, como doenças cardíacas, hipertensão, disfunção renal, descalcificação dos ossos e edema.
O excesso do sal na dieta ocorre principalmente pelo alto consumo de produtos industrializados e também pela dessensibilização das papilas gustativas, fazendo com que o sal adicionado às preparações prontas seja cada vez maior.
O sal comum é utilizado para realçar sabor dos alimentos e também como método de conservação, como no caso do bacalhau e salmouras, como azeitona e picles. Atualmente existem diversos tipos de sal e conhecer as particularidades de cada um pode trazer benefícios à alimentação do dia-dia.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SAL REFINADO E SAL MARINHO?
O sal de mesa, ou sal de cozinha, é um condimento mineral obtido pela mineração (sal de rocha) ou pela evaporação de água marinha (sal marinho), sua fórmula química é NaCl (cloreto de sódio). Estes sais quando sofrem ação de processos na indústria, como limpeza, branqueamento, refinamento e adição de outros produtos, quando necessário, são denominados como sal refinado.
Usualmente é comum encontrar como sal marinho o sal que foi obtido pela evaporação de águas marinhas e que não passou pelo processo de refinamento, de certa forma, o correto é chama-lo de sal marinho não refinado.
O sal marinho não refinado é a forma mais bruta em relação à sua composição, já que após a evaporação da água marinha, além do sal, pode conter resíduos de algas, cloreto e sulfato de magnésio, sulfato de cálcio, algumas poucas bactérias resistentes à salinidade, partículas de argila e outros sólidos que dão a esse sal a coloração acinzentada, por essa quantidade de elementos ele também é chamado de sal integral.
Essa característica da extração e da comercialização proporcionam a este sal aromas e sabores mais complexos do que o sal refinado, porém são facilmente mascarados pelo sabor de outros alimentos.
O QUE É SAL IODADO E SAL SEM IODO?
Na década de 1950 entrou em vigor no Brasil, a lei que obriga a inclusão de 0,001% de iodeto de potássio ao sal de cozinha. Esta estratégia foi feita de garantir o aporte de iodo da população e evitar doenças tireoidianas como o bócio e cretinismo, sendo assim, a maioria da venda de sal comercial é na verdade, feita de sal iodado(aquele que foi adicionado iodo).
Essa obrigatoriedade fez com que a indústria produzisse também, em menor escala, um sal comum sem a adição de iodo, pois algumas pessoas podem apresentar restrição ao consumo dessa substância, sendo assim, este sal é vendido comercialmente como sal sem iodo.
SAL: DICIONÁRIO
Conheça as principais diferenças dos tipos de sal e a quantidade de sódio por grama de sal:
FLOR DE SAL
• 450 mg de sódio por grama de sal
• É feita pela extração delicada dos cristais que ser formam e se acumulam sobre as salinas quando há umidade e ventos apropriados. Assim que formados, são rapidamente retirados antes de se fundirem ao sal marinho. Os cristais são flocos delicados com sabor e aromas característicos.
SAL AROMATIZADO OU SAL COLORIDO OU SAL COM SABOR
• Quantidade de sódio irá variar conforme o tipo de sal utilizado
• São sais que se utilizam técnicas de defumação (sal defumado) ou são incorporados outros ingredientes como vinho (sal de vinho), ervas frescas ou secas (sal de ervas), semente de aipo (sal de aipo) pimentas (sal de pimenta), gergelim (gersal), entre outros.
SAL DE ERVAS OU SAL VERDE
• Quantidade de sódio irá variar conforme o tipo de sal utilizado
• Normalmente é utilizado o sal refinado ou sal grosso, com a adição de um mix de ervas. Essa mistura é processada e utilizada no lugar do sal comum. É uma das estratégias de redução de consumo de sal recomendo pelo Ministério da Saúde.
SAIS HAVAIANOS: SAL VERMELHO OU SAL PRETO
• 390mg de sódio por grama de sal
• O sal marinho é misturado com lava, argila ou coral finamente moídos, proporcionando coloração e sabores distintos.
SAL LIGHT OU SAL DIET
• 191 mg de sódio por grama de sal
• Sal com redução de cloreto de sódio da composição, tendo maior teor de cloreto de potássio. É indicado para pessoas com restrição de consumo de sódio na dieta. Não é recomendado para indivíduos com doenças renais.
SAL DIETÉTICO
• Quantidade de sódio irá variar conforme o tipo de sal utilizado
• O sal refinado é o mais comum, no entanto, sal dietético é o termo utilizado para o sal que é utilizado na alimentação do dia-dia, que é adicionado como tempero aos alimentos e preparações.
SAL KOSHER OU SAL JUDAICO
• É usado no processo de purificação de carnes para que esta se torne passível de consumo, segundo as leis dietéticas do judaísmo. Por ter essa função, ele não é iodado e é encontrado granulado ou em flocos.
SAL LÍQUIDO
• 110mg de sódio por ml de sal
• Sal purificado dissolvido em água mineral sem aditivos em sua composição.
SAL MARINHO (SAL MARINHO NÃO REFINADO) OU SAL INTEGRAL
• 420 mg de sódio por grama de sal
É raspado manualmente das salinas resultantes da evaporação da água do mar, por essa razão pode ter variações de tamanho e coloração. Este sal não passa por processos industriais, preservando alguns minerais e não tem aditivos químicos em sua composição.
SAL NEGRO OU SAL DA ÍNDIA
• 380mg de sódio por grama de sal
• Sal de origem vulcânica com a coloração é rosa-acinzentada, é feito por uma mistura de minerais não refinados com aroma sulfuroso
SAL REFINADO, SAL COMUM OU SAL DE MESA
• 400mg de sódio por grama de sal
• Sal mais comumente utilizado e comercializado, os grãos finos são resultado dos processos de refinamento sofrido na indústria. Possui aditivos químicos que funcionam como antiumectante e estabilizadores.
SAL ROSA OU SAL ROSA DO HIMALAIA OU SAL DO HIMALAIA
• 230mg de sódio por grama de sal
• Sal extraído do Himalaia de cor rosada e sabor suave, encontrado em grãos finos, flocos e grosso. É famoso pela baixa quantidade de sódios e a grande quantidade de minerais em sua composição como o cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro.

Via NATUE.

Equilibrium Produtos Naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *