Alimentos que melhoram a aparência da Pele.

O envelhecimento da pele é um processo contínuo, e uma das principais razões desse processo é o desequilíbrio do mecanismo de defesa antioxidante do nosso organismo. Fatores como idade e exposição às radiações do sol estão entre os fatores de grande influência no processo de envelhecimento.

Descubra como cuidar da sua pele de dentro para fora!

Berries

Radicais livres são produzidos quando a pele é exposta aos raios UV ou aos poluentes ambientais, como o monóxido de carbono ou a fumaça de cigarro, desencadeando uma reação em cadeia que pode danificar praticamente qualquer molécula do corpo, incluindo estruturas celulares importantes à pele. Os berries, como goji berry, cranberry, blueberry, são fontes concentradas de antioxidantes, principalmente de um polifenol chamado ácido elágico.

Aveia

Ótima fonte de silício, mineral que faz parte do colágeno, proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Encontramos também o zinco, mineral que auxilia no combate aos radicais livres e potencializa a imunidade. O zinco é componente essencial na atividade de mais de 300 enzimas em nosso corpo, desempenhando importante papel regulador.

Óleo de coco

Ele contém vários compostos que são bons para a sua saúde, incluindo o ácido caprílico, o ácido cáprico, o ácido láurico e a vitamina E. Esse óleo contém propriedades antimicrobianas, o que o torna bastante eficaz para combater acne. Obtemos benefícios tanto para o consumo quanto para o uso tópico.

Abacate

É rico em vitamina E, que varre do nosso corpo os radicais livres e proporciona proteção contra os raios UV, gorduras monoinsaturadas, minerais, tornando-se um poderoso antioxidante. Possui ainda o beta-sitosterol, que é importante para regular o cortisol, hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse e que está relacionado ao aumento da compulsão alimentar.

Salmão, chia e linhaça

As gorduras saudáveis, conhecidas como ômega-3, são ótimas para acabar com a pele seca. Além de servir como anti-inflamatórios, também hidratam a pele para que fique macia e suave, assim, as linhas finas tornam-se menos perceptíveis. Comer mais alimentos ricos em ômega-3 pode ajudar a proteger dos danos causados pelo sol. Salmão, sardinha e cavala são ótimas fontes desse nutriente. Para quem prefere não comer peixe, temos como opção as sementes de linhaça e de chia. Podemos usar essas sementes polvilhadas em saladas e frutas, misturadas em smoothies ou como sua criatividade preferir.

Alimentos amarelo-alaranjados

Abóbora, manga, cenoura, mamão, damasco, entre outros, são as principais fontes de betacaroteno, um carotenoide precursor da vitamina A em nosso organismo. O betacaroteno auxilia na proteção das células do organismo contra a ação de radicais livres, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e ainda contribui para um bronzeado bonito. Isso porque ele ajuda na formação de melanina, responsável pela pigmentação e pela proteção da pele contra a radiação solar.

Romã

Seu suco possui compostos fenólicos, como antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos e taninos. Estudos indicam que o suco de romã tem um poder antioxidante maior do que o chá verde e o vinho tinto, neutralizando radicais livres e reduzindo o estresse oxidativo.

Chá verde

Estudos publicados em revistas científicas demonstram as ações benéficas do chá verde e de seus princípios ativos, principalmente dos polifenóis e das catequinas, tornando seu potencial antioxidante superior às vitaminas C e E.

FONTE: Jaqueline Fagundes, Nutricionista.

Equilibrium Produtos Naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *